Henrique Castanha
As histórias em quadrinhos de Batman são caracterizadas por todos os elementos, os roteiros brilhantes, o herói e suas decisões para com vilões e aliados, entre tantos outros aspectos que envolvem a trama dos quadrinhos.
Alan Moore pensou em tudo isto e fez Batman A Piada Mortal, um dos primeiros quadrinhos que por ser tão original chega a ponto de mostrar as características do herói em todos os ângulos, que vão desde sua fúria para com o crime, a sua preocupação em ajudar os cidadãos de Gotham.
Alan Moore não só escreveu Batman A Piada Mortal, na verdade mostra como o vilão usa sua mente para manipular as pessoas a sua volta tentando recriar um acontecimento traumático, assim como aconteceu ao mesmo.
Durante o quadrinho Coringa tem flashbacks (retomada de lembranças que acontecem rapidamente) de sua vida antes do acidente que o transformou. O vilão tenta provar a forma desesperadora em que sua vida se encontrava e como o fez tomar decisões drásticas, quando sair do mundo com que estava envolvido já não era uma opção, pratica crimes bárbaros contra pessoas consideradas corretas diante da sociedade, como o comissário de polícia Jim Gordon.
O que mais impressiona é a forma que o quadrinho expõe os personagens e seus respectivos problemas, na maioria das vezes o Coringa tenta igualar Batman a sua própria personalidade, prova de que o vilão esta numa eterna busca pela comprovação do que faz, uma justificativa para sua insanidade e os atos que comete sem a menos pensar nas consequências, e como característica própria, rindo e ironizando a crueldade do mundo, tratando aquilo de forma normal, vemos até aqui a tentativa de corromper a todos do vilão, em especial, Batman.
O herói mostra uma inigualável conduta a cerca da moralidade, Batman poderia ter muitas razões para simplesmente acabar com o problema de uma vez por todas, mas sua promessa continua firme e inabalável, sua busca em salvar a todos faz com que ele use suas incríveis habilidades físicas e mentais como um meio de atravessar tais ''muros'' sem arranhões ou desvios, mesmo quando fazer o certo é muito difícil ou quase impossível.
Batman A Piada Mortal foi desenhado por Brian Bolland e colorida por Jhon Higgins, um outro ponto forte do quadrinho, as suas incríveis ilustrações parecem ganhar vida na história de Alan Moore e Dave Gibbons. Sem dúvida alguma, uma das maiores histórias escritas das revistas em quadrinhos de Batman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário