sábado, 25 de abril de 2009

Absolute Watchmen



Henrique Castanha


Muitos leram, muitos gostaram mais do que o filme outros acharam a adaptação mais interessante, mas não posso deixar de escrever sobre essa história criada por Alan Moore e Dave Gibbons, sim Watchmen, a Edição Definitiva, bom devo começar dizendo que não só uma revista em quadrinhos, mas uma história com termos para te fazer pensar, uma história que vai além de uma conspiração, mas uma questão de salvar a terra a qualquer custo, os heróis não medem esforços para eliminar qualquer tipo de ameaça a sociedade porém poucos deles tem poderes, na história a maioria já se aposentou de seus dias de combatentes do crime, alguns são bem sucedidos, outros vivem sua vida pacata, a verdadeira história começa quando um dos Watchmen é morto, O Comediante é misteriosamente assassinado por uma pessoa que segundo o herói investigador Rorschach (Walter Joseph Kovacs) começa a achar fatos que comprovam um aniquilador de heróis, a pergunta de muitos será ''segundo Coruja?'', sim amigos, após o primeiro Coruja (Hollis Mason) ter se aposentado, um garoto com uma inteligência para criar aparelhos incríveis (Daniel) se torna o novo Coruja, que já havia certa vez formado uma dupla com Rorschach, enquanto Coruja é um herói veterano que se preocupa em ajudar a todos, Rorschach é o tipo de herói que leva a justiça a risca a ponto de matar.

Rorschach tem sua identidade mantida com muito segredo até mesmo do leitor, até um ponto que você descobre que aquele personagem que você viu em páginas anteriores só de relance era Rorschach, os heróis muitas vezes possuem problemas psicológicos e são envolvidos com tramas políticas, Dr. Manhattan, por exemplo, ficou com poderes tão grandes que os outros países temem os Estados Unidos por causa dele, porém seus poderes o fazem pensar do porque salvar a raça humana, o que nós oferecemos ao herói já que nem sequer morrerá um dia?
Bom amigos, essa é uma pergunta que o quadrinho traz a vocês, um dos grandes motivos de Dr. Manhattan estar na terra e salvando as pessoas é sua atual namorada Espectral (Laurie Juspeczick) filha de Sally Júpiter, também antiga heroína.


Mas não pense que os heróis dessa série são totalmente bonzinhos, ao contrário, O Comediante, por exemplo, havia matado muitas pessoas no Vietnã ao lado de Dr. Manhattan.

Após interligar todos estes heróis, um muito importante em ressaltar seria Ozymandias (Adrian Veidt) parecia ser o herói perfeito, quando seus pais morreram deixaram a ele uma herança, Adrian doou tudo para mostrar que podia se erguer sozinho, após conseguir enriquecer novamente viajou o mundo buscando conhecimento sobre técnicas de artes marciais, de raciocínio e de muitas outras, chegando a ser reconhecido no quadrinho como o homem mais inteligente do mundo, porém Adrian Veidt também tem seu modo desvirtuado de ser, para enriquecer usa a sua imagem fazendo bonecos dele mesmo e dos heróis dos Watchmen para vender na indústria de brinquedos, Adrian está sempre se atualizando para jamais ficar para trás na indústria, Adrian também fez uma base no meio do Alasca com vegetação para se isolar se algo acontecesse, o nível de concentração de Adrian é tão grande que ele tem uma sala com um grupo de televisores ligados ao mesmo tempo sempre atento a tudo que acontece no mundo.


O quadrinho tem uma estrutura conhecida como teoria do caos, que reúne fatos que ao final darão em um propósito. A HQ consegue fazer com que o leitor veja de certa forma o que ocorrerá a seguir, porém te prega peças, há um parte que faz você acha que tudo terminará como uma HQ normal, com heróis tentando salvar o mundo e vilões tentando o destruir, embora tudo o que você presenciou não seja de uma HQ normal, e é ai que Alan Moore pega seus leitores, com os desenhos surpreendentes de Dave Gibbons, é uma HQ que merece ter espaço em sua estante.

Alan Moore e Dave Gibbons já são conhecidos por HQs anteriores, como Batman A Piada Mortal, que como grande fã da DC e principalmente de Batman, não poderia deixar de citar.


Agora para aqueles momentos decisivos da HQ, todos os que se interessaram já podem decidir em ler, eu recomendo como já perceberam ao ler esta análise.



 

Um comentário: